Conheça os padroeiros e capelas das comunidades

Várzea Alegre - 07/09/2012 - Publicado às 17:17

Aqui você fica sabendo quais são os padroeiros da comunidades varzealegrenses.

CAPELA DE SÃO SEBASTIÃO

Está localizada no sitio boa vista sede rural e foi um desejo das famílias Inácio e Sebastião que mesmo antes da construção da capela os antecessores já rezavam em devoção a são Sebastião tendo como templo as vossas casas. E só no ano de 1942 mais precisamente no dia primeiro de janeiro é que foi concretizado o sonho da construção para celebrar ao santo de devoção. A obra de construção teve a mão de Chico Inácio e Maria Inácio fundadores que foram buscar a imagem na vizinha cidade do Icó, imagem essa que ainda hoje é preservada mesmo após a chegada de uma de tamanho maior. E os atuais familiares Inácio e Sebastião vem ainda hoje carregando a memória dos antecessores e dando continuidade a festa em honra a são Sebastião.

 

CAPELA DO MENINO JESUS DE PRAGA

Pertencente a família de Francisco Fiúza Lima (Fatico) e Francisca Gonçalves de Lima (Risalva) Uma promessa teria sido o despertar para a construção da capela. A mesma foi construída em uma data não identificada que com o passar dos tempos veio a ruir mais que aos 04 dias do mês de dezembro do ano de 1984 a capela e foi reconstruída em um local próximo a primeira construção e ganhou nova forma e mais espaço. Todo o projeto da construção foi devido uma promessa para recuperação de saúde da dona Risalva.

 

 

 

CAPELA DE SANTO EXPEDITO

A capela de santo Expedito está localizada no sitio Chico sede rural d município de várzea alegre. Sua fundação se deu no dia 1º de março do ano de 2010. Era um sonho do devoto de santo expedito Francisco Robério Fiúza Sátiro que ao retornar de São Paulo comprou um jogo de panelas para dar inicio a construção da capela. O mesmo não conseguiu a realização do sonho pois faleceu um ano antes da concretização do mesmo. Robério na época era funcionário da resol do Brasil de propriedade do empresário Carlos Kleber que no seu velório se comprometeu em ajudar na construção do que seria o orgulho do seu funcionário. Daí a comunidade se uniu ao empresário e ergueram o templo que hoje acolhe os católicos do sitio Chico para as celebrações religiosas.

CAPELA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Foi fundada pelos moradores que por intermédio da associação local e em regime de mutirão deram início a tão sonhada construção da casa de oração. As obras foram encaminhadas com muito empenho de todos que de formas diversas buscaram recursos para edificação daquele que seria o templo que acolheria os religiosos. O tempo foi passando e não demorou muito para que as paredes se erguessem em sinal de alegria para tantos e no mês de outubro do ano de 2008 realizaram o desejo de ter um templo religioso com objetivo de servir a comunidade dando assistência espiritual aos devotos de nossa senhora do Rosário no sítio do mesmo nome. Depois da longa jornada de trabalho veio a primeira recompensa veio através da graça de poderem participar da primeira missa que foi celebrada em 07 de outubro de 2009 pelo padre José Mota Mendes que no mesmo dia realizou o primeiro batizado naquela comunidade.

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Localizada no sitio são Vicente sede rural deste município de várzea alegre foi construída a capela do sagrado coração de Jesus. Sempre ouve em meio aos residentes da localidade o desejo de erguer uma capela para que servisse como centro de oração. Em primeiro passo a devoção seria a são Vicente de Paulo já que a vila portava o mesmo nome, mais como já havia uma capela na sede urbano que servida pelas conferencias vicentinas as honraias ao santo, então a maioria optou pelo sagrado coração de Jesus que ainda não tinha templo em seu nome. Foi a partir daí que os membros da associação de moradores local se empenharam e em 07 de junho de 2004 veio a realização do desejo daquela gente, e como o povo de Deus buscaram fazer valer a fé de todos não demorou muito e no ano de 2012 os devotos do sagrado coração de Jesus foram contemplados com a sala do santíssimo sacramento. E para fazer honra ao Deus vivo a comunidade se reúne toda semana juntamente com os membros do encontro de casais com Cristo ”ECC” fazerem o momento de adoração ao santíssimo.


METAS COMUNICAÇÕES 2012 © - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS