Co-Padroeira Nossa Senhora das Mercês

HISTÓRIA DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS

A invocação ou nome de Nossa Senhora das Mercês é uma a mais entre as muitas que são dadas à única Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo, e por isso, mãe espiritual de cada cristão e de toda a Igreja.

Esta invocação das Mercês data aproximadamente de 1.218, quando os maometanos dominavam parte da península Ibérica e faziam incursões às terras praianas da França e Itália, e nos mares, assaltavam as embarcações, para de toda forma que podiam roubar, matar e levar para o cativeiro da África, os homens, mulheres e crianças que encontravam.

Os cristãos capturados eram submetidos a trabalhos forçados e dura escravidão (daí as correntes nas mãos do seu filho Jesus), da qual podiam livrar-se, renunciando a fé católica e abraçando as doutrinas e costumes muçulmanos. Diante de tamanho sofrimento, muitos terminavam fazendo a vil troca de Cristo e sua igreja por Maomé e seus costumes.

Nossa Senhora, compadecida de seus filhos e filhas, aparece a três jovens: Pedro, Raimundo e Jaime e os convida para que fundem uma Ordem, encarregada de socorrer os pobres cristãos e mantê-los na fé e nos costumes. Os três jovens levaram a notícia ao bispo local, este ao Papa, e receberam autorização da igreja para fundarem a Ordem de Nossa Senhora das Mercês.

No dia 10 de agosto de 1.218, o bispo de Barcelona (Espanha), D. Berenguer de Palou, na própria Catedral, na presença de Rei Jaime I de Aragão e muita gente, Pedro Nolasco e companheiros faziam a Deus, solene entrega de suas vidas para dedicarem-se à redenção e ajuda dos cristãos na escravidão dos maometanos. A Ordem nasceu, cresceu e espalhou-se em seguida pelo mundo inteiro, tendo como carisma o resgate dos cativos. De fato surgiu a devoção a Nossa Senhora das Mercês, cuja festa litúrgica se celebra aos 24 dias do mês de setembro.

Hoje, são outras as escravidões: consumismo, comodismo, secularismo, individualismo, depressão, angústia, medos, desemprego, violência, vícios, fome, divisão, desagregação familiar, que Nossa Senhora das Mercês, ela que nos deu a grande Mercê, seu filho Jesus Cristo.

Cristo, intercedei por nós e nos ajude a vencer as escravidões do mundo atual.

A festa de Nossa Senhora das Mercês é celebrada em Várzea Alegre, no dia 02 de fevereiro, devido à outras festas que são celebradas nesse período.

ORAÇÃO

Mãe das Mercês, nosso espírito sente-se confortado cada vez que a ti recorremos. Uma doce esperança inunda o nosso ser, porque lembramos daquelas palavras de São Bernardo: “Nenhum daqueles que a vós tem recorrido, foi por vós desamparado.”

Cheios de alegria voltamos à luta da vida, certos de que não nos faltará o teu amor e o auxílio. Bendiz-nos, Senhora, pois tua bênção é sinal de Bênção Divina. Amém.

METAS COMUNICAÇÕES 2012 © - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS